GT010
Investigação em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional: Perspetivas Plurais
Business
Coordenador/a 1: Sónia P. Gonçalves
Filiação institucional: ISCSP-ULisboa, CAPP, ISAMB-FMUL
Apresentação:
O Grupo de Trabalho “Investigação em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional: Perspetivas Plurais” visa promover a partilha e discussão de trabalhos de investigação nas áreas da gestão de recursos humanos e comportamento organizacional. Incluindo trabalhos já em fase de finalização, desenvolvimento ou concepção. O Grupo de Trabalho tem interesse em reunir contribuições ao nível da diversidade de abordagem metodológicas e temáticas.
Palavras chave:
GRH; CO; Investigação
GT003
Educational Technology
Coordenador/a 1: Ana Barata
Filiação institucional: Professor at ISEP since 2001, Ph.D. in the field of Communication Sciences – Audiovisual and Interactive Media Arts, granted by the Faculty of Humanities and Social Sciences of New University of Lisbon (2014), Ana has been responsible for language, communication, and project management-related course units, and co-advisor in several Master’s theses. Digital and urban arts, interactive media and communication technologies, and the role of culture and the arts in education and society are her major research passions.
Coordenador/a 2: Paula Escudeiro
Filiação institucional: Professor at Engineering School of Porto Polytechnic (ISEP), PhD in Computer Science/ Information Technology in Education (2009). Director of the Research Unit GILT – Games Interaction & Learning Technologies since 2014. External Evaluator/Expert for the European Commission and associated agencies. Researcher and coordinator in the field of Learning Technology, with a vast experience in project coordination and evaluation. Chair of several events to promote Learning Technology. Editor of several journals and Books. Author of over than 100 scientific articles in the field of Education Technology. Author of the Patent No. 20151000065572, code related process 0198 (Bidirectional Translator Sign Language).
Apresentação:
Educational Technology investigates the process of developing and evaluating the instructional environment to improve teaching and learning. Technology is continuously changing the way people work, communicate, express themselves, and create. Thus, it’s natural that advancements in digital technology become opportunities in the world of education. This session aims at propelling discussion on engaging, creative, and innovative learning strategies, by focusing on classroom tools, methodologies, systems, and techniques that facilitate, enable, and promote learning.
GT011
Inovação Pedagógica no Ensino Superior: dos discursos às práticas
Coordenador/a 1: Diana Soares
Filiação institucional: Professora Auxiliar e membro da Direção para a ‘Qualidade do Ensino’ da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Coordena o Católica Learning Innovation Lab, um laboratório interdisciplinar para a Inovação Pedagógica na Universidade Católica Portuguesa.
Doutorada em Ciências da Educação, é Investigadora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), desenvolvendo, também, atividades de investigação no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES). Participa em diversos projetos de investigação, nas áreas da inovação pedagógica, educação baseada em competências, gestão curricular, desenvolvimento profissional docente no Ensino Superior.
Coordenador/a 2: Matheus Salles
Filiação institucional: Bacharel em Administração, Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Atualmente é bolseiro de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e desenvolve atividades de investigação no Investigador no Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (CIPES). Está a cursar o terceiro ano do curso de Doutoramento em Ciências da Educação na FPCEUP.
Participa em diversos projetos de investigação e seminários, nas áreas de formação de professores, inovação pedagógica e políticas educativas do ensino superior. Também participa do GAPE – Grupo de Análise de Políticas Educativas, uma das comunidades de práticas de investigação do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas.
Apresentação:
Este grupo de trabalho tem por objetivo a identificação, debate e a reflexão da relação entre os discursos políticos e as práticas para a inovação pedagógica, ao nível do sistema de ensino superior. Pretende acolher projetos e propostas de metodologias de investigação (também elas inovadoras) que incidam sobre as seguintes questões:
Quais são os discursos e narrativas sobre a inovação pedagógica no sistema do ensino superior? O que é valorizado?
Que práticas para a inovação pedagógica tem vindo a ser implementadas pelas instituições de ensino superior, em contexto nacional e internacionalmente?
Que pontes e que hiatos se concretizam entre os discursos e as práticas de inovação pedagógica?
Partindo-se dos trabalhos apresentados neste grupo, serão discutidas as implicações para a prática, visando uma melhor compreensão da relação entre os discursos políticos institucionais sobre a inovação pedagógica e as práticas que, efetivamente, se implementam, os atores envolvidos e as dinâmicas que são previstas para a sustentabilidade da mudança e transformação educacional.
Palavras chave: inovação pedagógica, ensino superior, políticas educativas
GT018
Metodologias (De)Coloniais: desafios e indagações
Coordenador/a 1: Maria Amélia R Santoro Franco
Filiação institucional: Universidade Católica de Santos – UNISANTOS
Coordenador/a 2: Lisley C Gomes da Silva
Filiação institucional: Universidade Católica de Santos – UNISANTOS
Coordenador/a 2: Guadalupe Correa Mota
Filiação institucional: Universidade Católica de Santos – UNISANTOS
Apresentação:
Para este GT propomos dialogar acerca das reverberações contemporâneas que interpelam a Pedagogia Crítica, que traz como um de seus pressupostos a prática social humanizadora, bem como suas insurgências. Entendemos ser necessário refletirmos coletivamente sobre as possíveis metodologias de pesquisas e formação que possam atender as novas urgências postas às práticas formativas críticas, pautadas nas vivências e nas circunstâncias do sujeito e de seu espaço/tempo afins de possibilitar condições de emancipação e autonomia aos mesmos. Consideramos, a priori, como insurgências: a imaginação criativa como ato de resistência; a organização de práticas para visibilizar os invisibilizados, construindo coletivamente espaços de diálogo e presença, espaços de práticas dialógicas e problematizadoras; a construção de processos pedagógicos de inclusão de outras práticas educativas além do fortalecimento de práticas de resistências à lógica neoliberal e a política do domínio e alienação. Propomos discutir, que razões dar à Pedagogia como Ciência e como prática, visto que, atualmente, o sujeito vem sendo cada vez mais impossibilitado de desenvolver suas potencialidades humanas, aniquilado a uma insignificância, amordaço e sem direito a voz, sendo tratado como mercadoria. Entendemos que fissuras profundas estão sendo produzidas no princípio social da Pedagogia, tornando-a mais como um arranjo social, uma ciência instrumental, uma tecnologia social, de forma que, intencionalmente, currículos sejam organizados visando a ordenação e submissão dos sujeitos. Assim sendo, há que se perguntar: a serviço de que interesses está a Pedagogia – da manutenção dessa mesma sociedade ou da transformação dela? (FRANCO, 2008, p. 72). Os processos territoriais de colonização dos povos, invasões e escravidão ocorridos ao longo da história, ecoa ainda, nos dias atuais, em forma de colonizações da ideologia, política, econômica, cultura e educação, resultando assim na acomodação e alienação dos sujeitos, sendo necessário portando, ações decoloniais para intervenções e reversão dessa situação, dando voz aos silenciados, promovendo ações includentes, humanas e libertadoras.
Palavras chave: Metodologias (De)coloniais; Pedagogia Crítica; Insurgências; Prática Educacional; Diálogo
GT001
Desenvolvimento de novas tecnologias em saúde: desafios e metodologias
Health
Coordenador/a 1: Cláudia Quaresma
Filiação institucional: Nova School of Science and Technology | FCT NOVA e Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys)
Coordenador/a 2: Carla Quintão
Filiação institucional: Nova School of Science and Technology | FCT NOVA e Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys)
Apresentação:
A importância da tecnologia na área da saúde aumentou surpreendentemente desde meados do século XX, sendo essencial para garantir a qualidade de vida dos pacientes, e apoiar as funções dos profissionais de saúde. A sua evolução ao longo dos últimos anos tem sido de tal forma rápida, que é possível afirmar que se tem assistido a uma verdadeira revolução nos cuidados de saúde nas suas diversas vertentes: prevenção, diagnóstico e intervenção. O aparecimento de tecnologia ‘vestível’ de grande portabilidade, com grande autonomia em termos energéticos e com enorme capacidade de cálculo, tem permitido uma monitorização contínua de parâmetros fisiológicos que contribui para uma abordagem cada vez mais personalizada e holística da saúde.
O Grupo de Trabalho visa promover a partilha e discussão de trabalhos de investigação nas áreas da Engenharia e Saúde, com especial foco na apresentação de tecnologias inovadoras e disruptivas que promovam a personalização dos cuidados médicos prestados à população. Será também dado ênfase aos desafios existentes no desenvolvimento de novas tecnologias na área da saúde, bem como a metodologia usada durante este processo.
A coordenação optou por apresentação virtual, em que cada apresentação terá a duração de 15 minutos, sendo que o debates dos trabalhos será realizado a cada 3 ou 4 intervenções e novamente antes do encerramento dos trabalhos. São admitidos trabalhos sobre: desenvolvimento de tecnologia na área da saúde, valor em saúde, literacia e valor em saúde.
Palavras chave:
Tecnologia, Saúde, Literacia, Processamento de dados
GT004
Methodologies and Standards Applied to Decision Support Systems in Healthcare
Health
Coordenador/a 1: José Manuel Ferreira Machado
Filiação institucional: Diretor do Centro de Pesquisa ALGORITMI, Professor Associado com Habilitação na Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Coordenador/a 2: Hugo Daniel Abreu Peixoto
Filiação institucional: Investigador Auxiliar na Escola de Engenharia da Universidade do Minho; Investigador Colaborador com Doutoramento ALGORITMI
Coordenador/a 3: Ana Regina Coelho de Sousa
Filiação institucional: Colaborador de Pesquisa com MSc ALGORITMI
Apresentação:
Even in the clinical setting, there is a Decision Support System (DSS) for each specialisation, group of patients, or even a specific pathology, as well as many other disciplines. The lack of health professional training, combined with the collaboration of many specializations for a single decision, makes the implementation of these systems difficult. For a DSS to be useful, all patients must have an Electronic Health Record (EHR), which must be addressed using the most prevalent healthcare standards, such as openEHR. This step is critical to the DSS’s success because it relies on the patient’s data being fully integrated in order for their clinical history to be properly mapped. The system must use several forms in order to make a decision. To make a decision, the system must use a variety of information sources, including data collected from the patient during the procedure, specific knowledge, and even heuristic knowledge. This technology makes use of medical knowledge to prepare diagnoses and aid in decision-making.
The primary goal of DSS is to provide tools that enable users, in this case, health professionals, to evaluate, analyze, simulate, and support the selection of options based on scenarios with numerous variables. As a top priority, these systems have been focusing on reducing uncertainty in decision-making. Internationally coordinated efforts have resulted in the continuous development of standards and recommendations for defining an EHR as one or more open access information repositories by distinct Health Information Systems. The CEN, HL7, ISO, and the OpenEHR Foundation are non-profit organizations dedicated to the creation of international frameworks and standards, such as terminologies, EHR specifications, and information models, to aid in the interchange, integration, and retrieval of electronic health data.
This group is looking for papers in this field that use approaches like healthcare standards, machine learning algorithms, and knowledge extraction to enable DSS and improve patient care. This group will work entirely online through Zoom, with each presentation lasting 10 minutes. A brief discussion will take place after each of the three presentations. It is hoped that by the end of the event, there will have been a reflection of the various fields of knowledge through multidisciplinary dialogue, as well as appreciation of the discussions and adverse situations of the participating scientific community.
Palavras chave:
Decision Support Systems (DSS), Standards, Healthcare Information Systems, Machine Learning.
GT005
Inovação e Investigação em enfermagem: principais desafios
Health
Coordenador/a 1: Carlos Alberto da Cruz Sequeira
Filiação institucional: Professor coordenador com agregação na Escola Superior de Enfermagem do Porto, coordenador do Grupo NURSID do CINTESIS e da UNIESEP; editor da Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental;
Coordenador/a 2: José Carlos Marques Carvalho
Filiação institucional: Professor coordenador na Escola Superior de Enfermagem do Porto, membro do Grupo NURSID do CINTESIS e da UNIESEP;
Coordenador/a 3: Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro
Filiação institucional: Professora adjunta na Escola Superior de Enfermagem do Porto, membro do Grupo NURSID do CINTESIS e da UNIESEP;
Apresentação:
Inovação e Investigação em enfermagem: principais desafios
A inovação e a investigação são fundamentais para a evolução de qualquer área disciplinar em saúde. A evolução das necessidades das pessoas ao longo dos tempos, implicam novas necessidades de investigação e acarretam novos desafios, essencialmente relacionadas, com as alterações demográficas, as mudanças dos contextos sociais e as diferentes respostas em saúde.
O conhecimento é a base para o exercício da enfermagem, centrada nos processos de adaptação das pessoas às necessidades humanas básicas, e, procurando estratégias e intervenções capazes de tornar a vida das pessoas mais satisfatória, com melhor qualidade de vida e com menos sofrimento, ou seja, ajudando as pessoas a terem vidas mais significativas.
Neste tópico pretende-se a inclusão de estudos que abordem a inovação e a investigação sobre novos dados a ter em atenção na avaliação das necessidades das pessoas, novas intervenções e os ganhos em saúde associados a novas práticas.
GT015
Métodos mistos no desenvolvimento e avaliação de Intervenções Complexas em saúde
Health
Coordenador/a 1: Maria Adriana Pereira Henriques
Filiação institucional: Professora-Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Doutora em Enfermagem. Investigadora no Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR).
Coordenador/a 2: Cristina Rosa Lavareda Baixinho
Filiação institucional: Professora-Adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Doutora em Enfermagem. Investigadora no Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa e no Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), Leiria.
Apresentação:
A complexidade dos processos de saúde fez emergir o desafio da implementação e avaliação das intervenções complexas em saúde. O método proposto pelo Medical Research Council permite esbater o fosso entre investigação ‘Quanti’ e ‘Quali’ integrando a perspectiva de ambos os paradigmas de investigação para a produção de conhecimento que permite a resolução de problemas, a tomada de decisão clínica e o desenvolvimento de políticas de saúde que realmente sejam orientadas pela evidência, integrando o conhecimento e as preferências das pessoas que necessitam de cuidados de saúde.
Neste grupo de trabalho aceitam-se protocolos e estudos com a utilização do método.
GT019
SAÚDE MENTAL E TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DO SER HUMANO EM SOCIEDADE
Health
Coordenador/a 1: ROSANE BARRETO RAMOS DOS SANTOS
Filiação institucional: Doutoranda na Fundação Instituto Oswaldo Cruz – IOC/ FIOCRUZ no Programa de Ensino em Biociências e Saúde (2019 – atual). Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão vinculado ao Instituto de Biologia (CMPDI-UFF/ 2016). Psicopedagoga e Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Pedagoga pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Participante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo, Saúde, Educação e Diversidade – NESED, certificado pelo CNPQ/ UFF. Participante do projeto Plataforma CHA para Educadores – FIOCRUZ.
Coordenador/a 2: WALK LOUREIRO
Filiação institucional: Doutorando na Fundação Instituto Oswaldo Cruz – IOC/FIOCRUZ no Programa de Ensino em Biociências e Saúde (2018 – atual). Bolsista CAPES. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física da FAVI-ES. Participante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo, Saúde, Educação e Diversidade – NESED, certificado pelo CNPQ/ UFF.
Apresentação:
Este Grupo de Trabalho tem como objetivo principal problematizar e debater as diversas metodologias em pesquisa na área da saúde em intercessão com os campos da educação, sociedade, trabalho e cultura trazendo como eixo basilar a saúde mental dos indivíduos nos ambientes laborais. Partimos do pressuposto de que as relações entre saúde e doença não se restringem a concepções biomédicas e fisiológicas. Requer compreendermos os indivíduos em sua integralidade, pois nossa formação biopsicossocial interfere, congrega ou diverge no funcionamento de nosso organismo. Uma vez que a saúde preenche todos os espaços não só do organismo vivo, mas também do organismo social, somos levados a conjecturar que adoecer faz parte de um estado de normalidade. A atenção se volta para os mecanismos desenvolvidos pelos contextos sociais, educacionais e laborais que podem (des)favorecer movimentos saudáveis que ressoem em suas vidas tanto pela subjetividade quanto pela coletividade. Nesse sentido, a saúde e a doença são partes de um processo de normatividade vital da constituição humana. Nisso, devem ser incluídas investigações qualitativas e/ou quantitativas preocupadas com a saúde mental dos indivíduos nos mais diferentes ambientes de trabalho que reverberam nos modos de ser, agir e viver em sociedade. Contudo, para chegarmos à análise de como são forjadas as construções em saúde no ambiente laboral não podemos descartar a doença. Há uma urgente necessidade de reflexão e debate acerca da relação entre saúde mental e a forma como adoecemos em sociedade e em como esses dois eixos se retroalimentam. O Homem integral amplia nossa percepção sobre a saúde e nos desafia a pensar práticas propositivas saudáveis, projetos de transformação em prol do bem-estar psicológico dos indivíduos, seja na esfera do trabalho, no resgate de identidades e no seu lugar de protagonismo no mundo. A relação entre saúde mental e ambiente apresentada na proposta do GT traz em seu cerne uma demanda social cada vez mais recorrente nos cotidianos o que demonstra a urgência de que esse tema seja amplamente debatido e aprofundado. Outrossim, a divulgação científica promovida nesse espaço revela a importância de que mais pesquisadores possam contribuir, com seus dados, para o entendimento sobre a saúde mental implementando-se estratégias voltadas para a integralidade do ser humano.
GT002
Metodologias ativas e a lecionação tradicional do Direito
Coordenador/a 1: Alex Sander Pires
Filiação institucional: Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Doutor em Ciência Política (IUPERJ/UCAM), Professor vinculado à Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), Coordenador e Investigador Integrado do Ratio Legis — Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas da Universidade Autónoma de Lisboa
Coordenador/a 2: Ruben Bahamonde
Filiação institucional: Doutor em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de A Corunha), Professor Associado do Departamento de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Coordenador e Investigador Integrado do Ratio Legis — Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas da Universidade Autónoma de Lisboa.
Apresentação:
Os desafios dos últimos anos aceleraram a mudança do paradigma atuário da lecionação do Direito visto como Ciência resistente desde tempos imemoriais às novas tecnologias e técnicas de ensino. A revolução tecnológica e a busca da “nova normalidade pós-pandémica” puseram em causa a sempre tensa incerteza entre o direito teórico e o direito prático, para além do dogmatismo que obscurece
a razão posta por detrás da norma, agora sugerindo o sucesso do ensino à distância e a reflexão em alternativa à reprodução. Assim, o presente grupo de trabalho pretende discutir, na atual conjuntura, os possíveis contributos para mudança do paradigma de lecionação do direito visto como ciência para aproximar teoria e prática diante das metodologias ativas e do ensino à distância.
GT006
Pesquisas Empíricas voltadas a Afirmação de Direitos de Vulneráveis
Coordenador/a 1: Thiago Allisson Cardoso de Jesus
Filiação institucional: Prof. Dr. (Universidade Estadual do Maranhão e Universidade Ceuma)
Coordenador/a 2: Valdira Barros
Filiação institucional: Prof. Dr. (Universidade Estadual do Maranhão e Universidade Ceuma)
Coordenador/a 3: Maycon Melo
Filiação institucional: Prof. Dr. (Universidade Ceuma)
Apresentação:
Este grupo de trabalho pretende reunir trabalhos voltados à investigação de fenómenos de violências de género, racismos, contra criança e adolescente, contra a pessoa idosa, com deficiência, pessoas em situação de rua, encarceradas, comunidade LGBTQIA+ bem como grupos de comunidade tradicionais indígenas, quilombolas, ribeirinhas, ciganos, latinoamericanas.
GT012
A Pesquisa Jurídica em Contexto e em Ação
Legal
Coordenador/a 1: Carlos Victor Nascimento dos Santos
Filiação institucional: Universidade Federal Fluminense
Coordenador/a 2: José Antonio Callegari
Filiação institucional: Universidade Federal Fluminense
Coordenador/a 2: Gabriel Borges da Silva
Filiação institucional: Universidade do Estado do Mato Grosso
Apresentação:
Dada a complexidade das questões sociais, os juristas encaram um contexto desafiador para que o Direito cumpra seu papel perante a coletividade enquanto uma Ciência Social Aplicada, principalmente quando trata de se aproximar e compreender a realidade social. Este cenário tem estimulado cada vez mais discussões metodológicas capazes de instruir pesquisas jurídicas que tenham por objeto não apenas a regulação da vida social, mas também a sua compreensão. Enquanto alguns podem chamar de “inovações” no desenvolvimento de pesquisas, na prática, tem ocorrido constantes diálogos e aproximações com outras áreas do saber, tornando-os imprescindíveis para um entendimento não apenas da vida em sociedade, mas das práticas dos juristas, possibilitando a discussão e análise do Direito em contexto e em ação. Sendo assim, o presente grupo de trabalho tem por objetivo discutir pesquisas em andamento ou já realizadas no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas com especial foco na inter e multidisciplinaridade. Pretende-se atribuir um olhar científico às pesquisas acadêmicas realizadas no âmbito do Direito, mas que possuam diálogos constantes com outras áreas do saber, especialmente com as Ciências Sociais. De modo a produzir e estimular reflexão metodológicas o grupo aceitará trabalhos: (i) realizados no âmbito do Direito, mas que utilize métodos e técnicas de pesquisas próprios das Ciências Sociais e Humanas, como censo e survey, coleta por questionário, pesquisa documental, historiografia e arquivos, história oral, entrevistas, etnografia, dentre outras; (ii) realizados no âmbito do Direito com técnicas próprias de pesquisa jurídica, como análise de jurisprudência, decisões judiciais, doutrinas jurídicas, Direito Comparado, pesquisa legislativa, dentre outras; ou ainda (iii) realizados em outras áreas do saber, mas que apresentem o Direito como objeto de análise. Diante desse contexto, este grupo pretende discutir trabalhos que, por meio de abordagens empíricas ou teóricas, tratem do encontro entre fenômenos jurídicos, políticos e sociais situados em contextos históricos específicos. Pretende-se, produzir um diálogo crítico a partir do processo de relativização tanto de categorias naturalizadas pelos juristas quanto das representações dos fenômenos sociais e políticos que são reproduzidas irrefletidamente inclusive nos estudos políticos e sócio-jurídicos do Direito.
Palavras chave: Direito; Fenômenos jurídicos-sociais; Ciências Sociais; Discussão metodológica; Inovação
GT020
A utilização de dados quantitativos para reflexões qualitativas sobre a lei
Legal
Coordenador/a 1: Francisco Pereira Coutinho
Filiação institucional: Professor associado com agregação na Nova School of Law (Lisboa, Portugal). Licenciado (2002), Doutor (2009) e Agregado (2021) em Direito pela Nova School of Law. Foi subdiretor da Nova School of Law (2018-2021), presidente da Jurisnova (2015-2022) e professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2010-2015) e na Universidade Autónoma de Lisboa (2009-2012), bem como assessor jurídico no Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros (2005-2011) e na Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (2003-2004). Coordenador do Observatório da Legislação Portuguesa.
Coordenador/a 2: Sónia Rodrigues
Filiação institucional: Coordenadora do Observatório da Legislação Portuguesa (NOVA Schoof of Law) e co-regente da disciplina Ciência da Legislação (2021/2022). Licenciada (2007) e mestre (2014) em Direito pela Nova School of Law. Foi assessora do Grupo de Trabalho para a Consolidação Legislativa da Assembleia da República (2015) e Professora Convidada no Instituto Politécnico de Leiria (2011/2012).
Apresentação:
O Grupo de Trabalho pretende discutir a importância da recolha e análise de dados quantitativos para a reflexão sobre vários indicadores de qualidade da lei. A recolha de dados é, nomeadamente, essencial para a interpretação de ciclos da política legislativa, sendo ainda um instrumento de apoio fundamental para o legislador e restantes intervenientes relativamente às soluções adotadas e a adotar.
O campo da avaliação legislativa é sedento de dados quantitativos, de forma a poder levar a cabo estudos rigorosos de impacto económico, social, ambiental (entre outros) das iniciativas legislativas, bem como para avaliar os resultados de medidas já implementadas.
Para além disto, estes dados têm o potencial de reforçar a transparência e eficácia do procedimento legislativo ao fornecerem elementos factuais sobre a realidade existente.
GT021
Inovação nos métodos de investigação e pesquisa em direito
Legal
Coordenador/a 1: Marco Ribeiro Henriques
Filiação institucional: Professor assistente convidado no Instituto Politécnico de Viseu do Instituto Superior Miguel Torga
Apresentação:
O GT propõe-se refletir o estado da arte, as reflexões e os desafios que se colocam à investigação/pesquisa em direito, bem como trabalhos desenvolvidos com recurso a instrumentos de investigação/pesquisa empírica em direito.
A investigação/pesquisa empírica em direito pode ser entendida como toda a análise apoiada em factos que interessam ao direito. Podem por isso caracterizar-se como pesquisas empíricas investigações/pesquisas históricas, filosóficas que tenham por objeto a sistematização de determinados dados sobre o direito, pesquisas que objetivem demonstrar que determinada interpretação normativa é mais compatível com determinada factualidade ou, simplesmente, pesquisas que analisem o fenómeno jurídico a partir dos dados e factos concretos recolhidos no campo de investigação.
Tipicamente, a teoria jurídica é formada com base em raciocínios silogísticos em torno das interpretações possíveis a partir de um determinado comando normativo e das suas possibilidades de aplicação concreta.
Sem embargo, novas metodologias, importadas e adaptadas de outras disciplinas, permitem alargar o horizonte da investigação jurídica. Possibilitam encontrar novas perguntas ou desvendar novos problemas por resolver ao direito. Permitem questionar verdades antes inquestionáveis e que, agora, podem permitir, de facto, o desenvolvimento de um sistema jurídico mais responsivo e democrático. Alinhado com a atualidade fatual e necessidade social da norma jurídica.
Palavras-chave:
Investigação jurídica; métodos empíricos; metodologia;
GT009
Investigação e Sustentabilidade Social
Social
Coordenador/a 1: Isabel Silva
Filiação institucional: Doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto. Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa (UFP), onde é responsável pelo Centro de Investigação Comportamental e Ciências Sociais (FP-B2S) e onde coordena o Laboratório de Psicometria. É psicóloga clínica no Hospital-Escola da UFP. É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Comunitária, título concedido pela Ordem Portuguesa de Psicologia.
Coordenador/a 2: Gloria Jólluskin
Filiação institucional: Doutorada em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Formou-se em Criminologia nesta mesma universidade. Atualmente é Professora Associada e Coordenadora Pedagógica do 1º Ciclo em Criminologia da Universidade Fernando Pessoa, onde leciona nos cursos de Psicologia, Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime, e Criminologia. É especialista em Psicologia da Justiça, título concedido pela Ordem Portuguesa de Psicologia.
FP-B2S | Centro de Investigação em Ciências Sociais e do Comportamento da Universidade Fernando Pessoa
Apresentação:
O grupo de trabalho Investigação e Sustentabilidade Social tem por objetivo promover a reflexão sobre a possibilidade de um desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades. A sustentabilidade social é um conceito multidimensional cuja substância central e valor acrescentado só é plenamente revelado nas suas interrelações com outros pilares e dimensões do desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento social poderá apoiar a sustentabilidade ambiental e económica, bem como o desenvolvimento ecológico e económico podem complementar o desenvolvimento social. Esta integração tem o potencial de acrescentar valor, centrando-se nas interligações e contrapartidas entre os três pilares e áreas políticas relacionadas, com vista a contribuir para uma sociedade, a longo prazo, mais próspera e mais justa, com um ambiente mais limpo, mais seguro e mais saudável e que proporcione uma melhor qualidade de vida ao longo do ciclo vital e para as gerações futuras. Nesse sentido, este grupo de Trabalho pretende suscitar uma reflexão sobre a investigação relativa a desafios emergentes que nos confrontam com a necessidade da adoção de uma perspectiva mais integrada e iniciativas políticas transsectoriais, de que são exemplo o aumento da desigualdade entre gerações, as alterações climáticas, a migração forçada, desequilíbrios demográficos e disparidades territoriais, entre outros.
Palavras chave:
Sustentabilidade, social, desenvolvimento
GT013
A Seguridade Social brasileira e o Sistema de Justiça
Social
Coordenador/a 1: Jorge Luiz Oliveira dos Santos
Filiação institucional: Universidade Federal do Pará – UFPA
Coordenador/a 2: Claudia Lima Monteiro
Filiação institucional: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
Apresentação:
O GT propõe discussões de trabalhos, concluídos ou em andamento, produzidos em contextos de uma estratégia multimedológica, compreendendo que pesquisas (empíricas inclusive) com o uso diversificado de métodos e técnicas vêm contribuindo para que se possa melhor compreender a relação entre a lei e o mundo social. Como por exemplo, sobre as questões relativas à Seguridade Social brasileira e o Sistema de Justiça. Desde a Constituição Federal de 1988, quando a Seguridade Social foi promulgada pela perspectiva de assegurar direitos aos cidadãos, diversas normatizações legislativas foram regulamentadas, visando restringir e delimitar o acesso a esses direitos. Pode-se dizer, de forma ampla, que o objetivo do sistema brasileiro de Seguridade Social é preservar a dignidade da pessoa humana, mediante a realização do bem-estar e da justiça social. No entanto, a atual conjuntura da nossa sociedade, revela-nos elevado índice de cidadãos que carecem da intervenção do Estado para terem assegurados garantias fundamentais estabelecidas constitucionalmente. Busca-se aqui fomentar, problematizar e aprofundar, por vias interseccionais e de maneira interdisciplinar, o debate sociojurídico acerca das questões e dos dilemas relativos a Seguridade Social brasileira e sua relação com o Sistema de Justiça. Espera-se diálogos transitando entre os mais diferentes “muros acadêmicos”, ou extramuros disciplinares; pela percepção de que estas são questões identificadas numa variedade de situações ocorridas no seio da nossa sociedade.
Palavras chave: Seguridade Social; Sistema de Justiça; Direitos; Garantias Fundamentais
GT007
Pesquisa qualitativa e coleta de dados on-line: desafios e possibilidades
Coordenador/a 1: Larissa Antunes
Filiação institucional: Sem filiação no momento – autônoma
Apresentação:
Diante da Pandemia, muitos pesquisadores tiveram que mudar a forma de coletar os dados, principalmente relacionado a realização de entrevistas. Portanto, este GT tem como objetivo discutir a coleta de dados em pesquisa qualitativa de forma on-line, embasada nos princípios éticos. A ideia é que, através de relatos de pesquisa realizadas neste formato, seja apresentado os desafios percebidos e novas possibilidades.
Palavras chave:
Pesquisa; Entrevistas; On-line; Qualitativa; Metodologia
GT008
Confiabilidade e Validade em Investigação Qualitativa
Coordenador/a 1: Fatima Lampreia Carvalho
Filiação institucional: Universidade do Algarve, Cinturs – Campus de Gambelas, Faro, Portugal
Coordenador/a 1: Silvia Fernandes
Filiação institucional: Universidade do Algarve, Cinturs – Campus de Gambelas, Faro, Portugal
Coordenador/a 1: Sónia Moreira Cabeça
Filiação institucional: Universidade do Algarve – Campus de Gambelas, Faro, Portugal
Apresentação:
Este Grupo de trabalho (GT) é destinado a investigadores com interesse em como elevar o rigor de seu trabalho científico desde a fase do desenho de novos estudos , à analise de resultados e avaliação da qualidade da investigação: produzida em qualquer campo de interesse, incluindo Turismo, Educação , Sociologia , Ciência Politica e outras áreas das Humanidades e Ciências Sociais..
A pergunta central que trabalhos apresentados no ambito deste GT devem responder é: Como pode um inquiridor persuadir o seu público de que vale a pena prestar atenção aos resultados da investigação de um inquérito?
O problema a ser “resolvido” neste GT é o de que as questões de confiabilidade e validade raramente são discutidas nos artigos academicos com vies qualitativo. Porém a qualidade da pesquisa em cada estudo deve ser julgada e isso exige que os pesquisadores qualitativos redefinam a confiabilidade e a validade para seu uso no contexto da investigação naturalística, porque esses conceitos têm sido tradicionalmente associados a paradigmas positivistas.
Palavras chave:
Métodos qualitativos; Validade; Confiabilidade; Triangulação; Estudos longitudinais
GT014
Metodologia da Comparação nas Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Objetos, Enfoques e Procedimentos
New Trends
Coordenador/a 1: Fabiany de Cássia Tavares Silva
Filiação institucional: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Coordenador/a 2: Maurinice Evaristo Wenceslau
Filiação institucional: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Apresentação:
Neste espaço de discussão sobre a metodologia da comparação, pretendemos incursionar, de um lado, pelo cruzamento dos campos das ciências humanas e sociais aplicadas, particularmente os acadêmicos e jurídicos, buscando o reconhecimento dos discursos e das unidades de análise na construção de indicadores da renovação metodológica. De outro, na perspectiva de localizar objetos, enfoques e procedimentos, reconhecendo o seu papel estratégico na retomada das discussões metodológicas sobre a ‘comparação’ no desenvolvimento de pesquisas. A par disso, aproximarmo-nos da comparação como instrumental no comportamento das atividades e resultados de pesquisas, em contrapartida, trabalhando com a hipótese de que a comparação, mesmo sofrendo de ‘má reputação’ (NÓVOA, 2005), fomentada por inquirições epistemológicas de antiga extração positivista, ainda nos auxilia na busca pela ‘interpretação/representação do eu-outro’ no conjunto das demandas em jogo. Demandas essas, alimentadas, desde a última década do século XX, por estudos acerca da transição política, econômica, educativa e jurídica a partir de interpretações, para as quais os processos sociais de transformação se ampliam na esfera institucional, penetrando o tecido das relações sociais e da cultura política gestadas, revelando as modificações, que necessitam de estudos, neste caso, comparados. No campo dos métodos comparados a um processo de construção de configurações que colocam em tela a perspectiva do cruzamento entre teorias do conflito e do consenso, abordagens descritivas e conceituais (NÓVOA, 2009), teoria da reflexão ligada à reforma e teoria científica ligada à compreensão das diferenças entre sistemas educativos e jurídicos e/ou diferenças e semelhanças no encontro de sentido para os processos sociais, culturais, políticos e econômicos. Esse processo parece denotar a necessidade de reconfiguração dos usos e procedimentos, indicando um conjunto de desafios a serem enfrentados a fim de se estabelecer uma pauta de pesquisas (objetos) capazes de atender ao atual panorama histórico-social. Panorama esse imerso nas transformações ocorridas na sociedade em função do processo de globalização econômica, o que promove a transcendência das fronteiras tradicionais delimitadas pelos Estados-Nação, operadas pela localização e o deslocamento das referências tradicionais interpaíses para dimensões simultaneamente intra e extranacionais, comparando objetos comparáveis, pertencentes a uma mesma ou distintas categorias.
Palavras chave: Método da Comparação; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Pesquisas Aplicadas e de Base; Renovação Metodológica
GT016
Metodologias de Análise Discursiva
New Trends
Coordenador/a 1: Marta Cardoso de Andrade
Filiação institucional: Universidade Salvador
Coordenador/a 2: Ingrid Gomes Bassi
Filiação institucional: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Apresentação:
Atualmente, cada vez mais, os discursos ganham importância, uma vez que estruturam todos os setores de atuação, principalmente os circulantes na Internet e nas organizações. Sabe-se que esses são estruturadores e identificadores de campos de conhecimento, uma vez que transmitem a peculiaridade dessas áreas. Diante disso, urge estudar e debruçar-se sobre as análises existentes, as quais visam o entendimento da construção discursiva. Objetiva-se, assim, a compreensão acerca dessa construção e como estes estruturam cada campo. Como resultado dessa investigação é justamente a identificação das peculiaridades do discurso estudado. Para tanto, faz-se necessário pesquisar as particularidades de cada metodologia que visa examinar o objeto de estudo deste GT, a saber de modo geral: 1) Análise do Discurso: área que não tem como objeto de estudo a organização textual em si mesma, nem a situação de comunicação por si só, mas deve debruçar-se em um dispositivo de enunciação, o qual une aquela organização textual a um lugar histórico (demarcado temporalmente), social, político, cultural e econômico determinado; 2) Análise de Conteúdo: constitui-se numa metodologia de pesquisa usada para descrever e interpretar o conteúdo de toda classe de documentos, a qual conduzindo a descrições sistemáticas, qualitativas ou quantitativas, auxiliando na investigação do conteúdo das mensagens e atingindo uma compreensão de seus significados daquelas num nível que vai além do texto simplesmente; 3) Semiologia: área que estuda os sistemas de significação desenvolvidos pela sociedade, os quais tem por objeto os conjuntos de signos, sejam eles linguísticos, visuais, ou ainda ritos e costumes; 4) Semiótica discursiva: refere-se a metodologia voltada para a análise de textos em que, é possível analisar esses a partir de um conjunto de níveis, o qual é denominado de Percurso Gerativo de Sentido; 5) Hermenêutica de Profundidade: referencial teórico que contempla três fases de execução, a primeira etapa analisa a esfera sócio-histórica (situações espaço temporais, campos de interação, instituições sociais, estrutura social e meios técnicos de transmissão), a segunda se ocupa da análise formal ou discursiva (análise semiótica, análise da conversação, análise sintática, análise narrativa e análise argumentativa), e na terceira e última fase há a contextualização da interpretação e reinterpretação do estudo, propondo a discussão analítica complexa da vida cotidiana dos objetos pesquisados.
Palavras chave: Análise do Discurso; Análise de Conteúdo; Semiologia; Semiótica Discursiva; Hermenêutica de Profundidade
GT017
Estratégias de Pesquisas Qualitativas em Tempos de Pandemia
New Trends
Apresentação:
As pesquisas qualitativas pressupõem a participação do pesquisador em campo, bem como uma interação direta com os sujeitos investigados. As abordagens incluem a prática da etnografia, da observação participante, da pesquisa-ação dentre outras, bem como o emprego de técnicas tradicionais como o diário de campo, a entrevista e o questionário. Entretanto, a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) alterou, significativamente, estas práticas, considerando as restrições para a interação social, devido à rápida transmissão e a gravidade da doença gerada pelo vírus. É fato que, mesmo com a impossibilidade da ida a campo, as pesquisas qualitativas continuaram sendo desenvolvidas no mundo todo. Para a continuidade da coleta de dados os pesquisadores se valeram da criatividade com o suporte das tecnologias da comunicação e da informação. É sobre essas práticas, inovadoras, surgidas durante a pandemia que pretendemos tratar nesse GT. Logo, a intenção é a troca de experiências de coleta e análise de dados de pesquisas qualitativas na pandemia com o uso das tecnologias. Quais as saídas encontradas pelos pesquisadores para a produção de dados qualitativos sem sair de seus gabinetes? A intenção de compreender esses percursos para a construção de reflexões teórico-metodológicas acerca da pesquisa qualitativa é o objetivo deste GT.
Palavras chave: Estratégias; Qualitativas; Pesquisas; Pandemia.
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